Piquenique Literário.

Diante de tantos livros na estante, surgiu mais uma necessidade: fazer estes livros circularem e encontrar novos ferozes leitores. Surgiu então, a proposta de realizar Piqueniques Literários.

Em 22/02/15 foi realizado o 1º Piquenique Literário.

Os piqueniques literários têm como principais objetivos:

  1. Divulgar e incentivar a leitura infantil, promovendo um momento especial de incentivo a leitura junto aos amigos e familiares.
  2. Proporcionar a circulação dos livros, para que não fiquem parados nas estantes (através da feirinha de troca de livros)

 

Todo o piquenique é organizado e montado pela Catarina e seus pais, de maneira voluntária e espontânea, atendendo aos seguintes passos:

  • Definição de data e local (sempre realizados aos domingo pela manhã em um parque público)
  • Divulgação do evento através do Facebook
  • Contato com as editoras parceiras para obtenção de títulos novos e marcadores de páginas para serem sorteados
  • Contato com amigos, familiares e seguidores que queiram doar livros para o acervo de troca
  • Contato com a administração do Parque para autorizarem o evento
  • Preparação do material: etiquetar, separar por faixa etária, organizar as doações, organizar os livros que serão sorteados
  • Organização do espaço, preparando: caixas para a realização da feira de troca, varal, toalhas e lanches para o piquenique, decoração, espaço para as rodas de leitura, etc
  • Encerramento: ao final do piquenique, organizar e limpar o parque

As pessoas são convidadas para trazerem seus lanches, toalha e livros. O piquenique é aberto ao público e todos podem participar. Aos poucos, vão se organizando em volta da toalha da Menina, as crianças vão interagindo, brincando, comendo e lendo. Além dos livros, costumamos levar também: bambolês, pés de latas, bolhinha de sabão, bexigão de balas, etc... Durante o piquenique, não há recreação com monitorias. A proposta é aproveitar o momento para que todos brinquem e conversem livremente, sem uma agenda fixa e pré-estabelecida.
O Piquenique é elaborado com as seguintes estações:

* Troca de livros usados
Os participantes trazem seus livros de casa e escolhem outro para levar no lugar. Não são aceitos livros didáticos. E é importante que eles estejam em bom estado de conservação, sem folhas faltantes ou rasgadas.
Os livros ficam separados em caixas de acordo com suas categorias:

  • 1ª leitura;
  • Infantil;
  • Juvenil;
  • Adulto e
  • Gibis/revistas

* Sorteio de livros novos;
Todas as crianças presentes recebem um número de sorteio e livros novos são sorteados no final do piquenique.

* Varal de livros;
Livros novos ou usados, todos com marcadores de páginas também, são previamente escolhidos para serem espalhados num varal de doação. A pessoa que se interessar pode levá-lo para casa ou para presentear alguém.

* Rodas de leitura.
Rodas de leitura são incentivadas durante o piquenique. Um mediador chama as crianças para uma toalha, todos sentam com almofadas e voluntários se oferecem para ler os livros que trouxeram de casa ou que escolheram/trocaram no piquenique. É uma troca muito calorosa e em cada piquenique, única.

“Tem coisa mais legal do que ler com os amigos? De repente, a gente faz uma rodinha e começa a ler os livros que nos interessaram nas caixas, ou que alguém trouxe de casa. No começo, dá um friozinho na barriga, quando a gente vê que a roda está aumentando, e todos estão ouvindo nossa voz. Depois, percebemos que estão todos se aventurando na mesma história com a gente. E fica bom demais! É mágico”, diz Catarina.

* Ler e devolver;
Em cada piquenique, Catarina separa alguns livros para deixar na estante de “ler e devolver” que funciona da seguinte maneira:

  • A criança escolhe o livro desta caixa.
  • Leva para sua toalha de piquenique, para ler com sua família ou amigos.
  • Depois, devolve na caixa para outra pessoa também conhecer.

Este processo, a criança pode fazer quantas vezes quiser durante o piquenique. Um livro de cada vez. Gostou? Indique. Não gostou? Pegue outro! Basta cuidar direitinho. Porque eles são NOSSOS!